Webquest
Prof.
Me. Alexcian
DROGAS
E SAUDE
- Introdução: No sentido geral, droga é toda substância que provoca alterações no funcionamento do organismo. Algumas drogas agem no sistema nervoso modificando a maneira de sentir, pensar ou agir. O fumo e as bebidas alcoólicas são drogas legais, isto é, são drogas permitidas por lei (para maiores de 18 anos). Isso não quer dizer que não façam mal – muito pelo contrário. Todas as drogas podem causar sérios distúrbios físicos e psíquicos.
Já a maconha, o
crack, a cocaína são exemplos de drogas ilegais, também conhecidas
como tóxicos. Além de prejudicar a própria saúde, quem as usa –
ou quem as vende ou passa a outras pessoas – está sujeito às
penas da lei.
Todas
as drogas fazem mal à saúde, mas seus efeitos variam de acordo coma
quantidade e o tipo de droga utilizado e a pessoa que as utiliza.
Algumas drogas fazem o cérebro funcionar de forma mais acelerada;
outras diminuem a atividade mental. Outras alteram a percepção,
provocando alucinações.
-
- Tarefa: Para se combater as drogas, é importante informar as pessoas os riscos e consequências que elas trazem ao organismo. Visando essa conscientização, e levando em conta que cada droga atinge o organismo de determinada maneira, a tarefa consiste em uma discussão que ira abordar os maleficios da droga escolhida (as drogas serão escolhidas em aula).
- Processo: para que você possa concluir a tarefa, deverá seguir algumas etapas, que foram sequencialmente numeradas. O processo foi dividido em duas etapas.
Etapa 1
Organizada
em grupos.
Sorteio
dos temas
- Em seguida, o grupo acessará os sites que foram selecionados indicados.
- cocaina
- crack
- alcool
- cigarro
Etapa 2
Tento
as informações em mãos os grupo organizarão uma discussão e
apresentação do estudado.
-
-
- Recursos:
- cocaina
- http://www.cerebromente.org.br/n08/doencas/drugs/anim1.htm
- crack
- http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/50/artigo54701-1.asp
- alcool
- http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-o-alcool-age-no-corpo
- cigarro
- http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/doencas_cigarro.htm
-
- Avaliação: trabalho do aluno será avaliado levando em consideração a apresentação oral apresentada e seu desempenho nesta e também na sua participação e envolvimento com o projeto.
-
- Conclusão: Usar drogas, significa em primeira instância, buscar prazer. É muito difícil lutar contra o prazer, porque foi ele que sempre norteou o comportamento dos seres vivos para se autopreservarem e perpetuarem sua espécie. A droga provoca o prazer que engana o organismo, que então passa a querê-lo mais, como se fosse bom. Mas o prazer provocado pela droga não é bom, porque ele mais destrói a vida do que ajuda na sobrevivência. A prevenção tem de mostrar a diferença que há entre o que é gostoso e o que é bom. Pela disposição de querer ajudar outras pessoas, parte da sociedade procura caminhos para previnir o maior mal evitável deste milênio.
-
- Bibliografia:
-
- AMABIS & MARTHO. Biologia dos organismos. Volume 2. São Paulo, Editora Moderna, 1995.
- BRASIL, 2012. Acesso em 11/12/2012. Disponivel em <http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/a-droga/como-surgiu>
-
WEBQUESTE:RELAÇÕES ECOLÓGICAS
INTRODUÇÃO
RELAÇOES ECOLÓGICAS
ENTRE OS SERES VIVOS
VOCÊ JÁ PAROU
PARA PENSAR DE COMO OS SERES VIVOS SE RELACIONAM NO AMBIENTE ?
Dentro de
um ecossistema há diversos tipos de relações ecológicas. Podemos
observar relações entre indivíduos da mesma espécie ou não. Os
indivíduos podem viver de maneira harmônica ou não.
Essas relações são
classificadas como positivas, quando há ganho para um dos
envolvidos ou para ambos, e como negativas, quando há
prejuízo pelo menos para um dos envolvidos.
Quando ocorrem entre indivíduos
da mesma espécie, as relações são denominadas intra-específicas
e, quando são de espécies diferentes chamamos de interespecífica.
Vamos observar mais detalhadamente essas relações, começando com
os casos de relação intra-específica.
TAREFAS
Pesquisar em sites selecionados da
internet para construção de um dicionário sobre o tema estudado.
Selecionar de imagens na internet
que ilustre o tema estudado.
Criar um Quizz biológico.
PROCESSO
Para
realização das atividades os alunos deverão formar equipes de
quatro integrantes e consultar os links abaixo relacionados :
ETAPA 1
Defina cada um dos termos abaixo e
construa um dicionario ecológico
RELAÇÕES INTRAESPECÍFICAS
HARMÔNICAS
Sociedade
Colônia
Canibalismo
Competição
RELAÇÕES INTERESPECÍFICAS
HARMÔNICAS
Mutualismo
Protocooperação
Inquilinismo
Comensalismo
RELAÇÕES
INTERESPECÍFICAS DESARMÔNICAS
Amensalismo
Predatismo
Parasitismo
Competição
ETAPA
2
Depois
de definido os termos procure imagens para ilustrar cada um
deles .Use o editor de texto para organizar as informações
juntamente com as ilustrações estruturando seu dicionário
ecológico.
ETAPA 3
Use
as informações adquiridas até aqui para produção de um quizz.
Cada equipe deverá elaborar 20 perguntas sobre o tema sendo que as
perguntas devem ser claras e devem ter 4 opções e serem
apresentadas na forma de slides.
AVALIAÇÃO
Os
alunos serão avaliados pelo envolvimento em cada uma das etapas,
pela produção do dicionário ecológico e pelo quizz.
Após
a elaboração do quizz cada equipe desafiará a outra. Vence a
equipe que marcar mais pontos.
*******************************************************************
MITOSE
Professor:Obá!
Professor:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Classe:Obá!
Professor:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Professor:Comigo
vai galera!
Classe:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Classe:Obá!
Classe:Hei,
pra dividir. Mitose vem ai, mitose vem aí.
Professor:A
interfase vai preparar e em G1 produzir RNA,
Professor:no
“S” DNA vai duplica, G2mais proteínas, pra tudo começar.
Professor:E
agora não erro mais não
Classe:(não
erro mais não).
Professor:Quero
entender como é a divisão
Professor:Se
for mitose 4 fases tem, e pra forma tecidos, a mesma sempre vem
Classe:(a
mesma sempre vem)
Professor:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Classe:Obá!
Professor:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Professor:Eu
quero ouvir!
Classe:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Classe:Obá!
Classe:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Professor:Prófase
e os cromossomos já duplicados começam espirilar
Professor:Nucléolo
e carioteca vão desaparecer, mas em compensação vai fuso aparecer
Professor:Na
metáfase é bem legal
Classe:(é
bem legal)
Professor:estando
na placa equatorial
Professor:e
a máxima espiralização. Centrômeros, no entanto, já se
duplicarão
Classe:(já
se duplicarão)
Professor:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Classe:Obá!
Professor:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí. “Comigo vai!”
Classe:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí. Obá!
Classe:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Professor:Na
anáfase, já separadas, e as cromátides pros polos são puxadas
Professor:
e pra ocorrer, portanto, a migração são as fibras do fuso que se
encurtarão
Professor:Na
telófase, pra encerrar,
Classe:
pra encerrar
Professor:os
cromossomos já vão descondensar,
Professor:nucléolo
e carioteca vão reaparecer, são duas celulinhas que agora vamos
ter.
Classe:(que
agora vamos ter)
Professor:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí. Obá!
Professor:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí. Vamos lá moçada!
Classe:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí. Obá!
Classe:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Professor:Mas
na meiose é outro papo.
Classe:(é
outro papo)
Professor:de
uma célula agora formam quatro.
Professor:São
oito fazer pra reprodução. Esporos ou gametas já aparecerão.
Classe:(já
aparecerão)
Professor:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Classe:Obá!
Professor:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí. E todo mundo vai!!!
Classe:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
Classe:Hei,
pra dividir. Mitose vem aí, mitose vem aí.
“Palmas
e gritos de Todo mundo:”
Professor:É
isso aí pessoal! Essa foi a turma do 1º Ano da manhã do JVB Ponta
da Serra. Obrigado!
Digitador:
Kaio Rithelly do Nascimento Ferreira
Prof.Alexcian
Acesso:07/09/2012
Vamos praticar. Vídeo abaixo: Este vídeo é para meus caríssimos alunos que se encontram desbravando os mistérios do DNA(Prof. Alexcian):
Nenhum comentário:
Postar um comentário