terça-feira, 11 de setembro de 2012



Trabalho de Física 1º ano


1ª Explique o que é aceleração.

2ª O que significa dizer que um corpo tem aceleração de 10 m/s2?


3ª Dê um exemplo que caracterize o movimento retilíneo uniformemente variado?

4ª Qual a diferença entre movimento acelerado e retardado?


5ª Um carro em movimento adquire velocidade que obedece à expressão v=10-2t (no SI). Pede-se: a) a velocidade inicial; b) a aceleração; c) a velocidade no instante 6s.


6ª Um automóvel em movimento retilíneo adquire velocidade que obedece à função v=15-3t (no SI). Determine: a) a velocidade inicial; b) a aceleração; c) a velocidade no instante 4s.

7ª É dada a seguinte função horária da velocidade de uma partícula em movimento uniformemente variado: v=15+20t (no SI). Determine o instante em que a velocidade vale 215 m/s.


8ª Uma automóvel parte do estacionamento e é acelerado à razão de 5m/s2. Calcule a sua velocidade 30s após a sua partida.

9ª Um automóvel parte do repouso com aceleração constante de 2 m/s2. Depois de quanto ele atinge a velocidade de 40 m/s?

10ª Um trem de carga viaja com velocidade de 50 m/s quando, repentinamente, é acelerado e atinge a velocidade de 70 m/s em 200 segundos. Calcular a aceleração.

11ª Um automóvel tem velocidade de 25 m/s e freia com aceleração de -5m/s2. Depois de quanto tempo ele para?

12ª É dado o movimento cuja velocidade escalar obedece à função v = 3 – 2 t, na qual t está em horas e v está em km/h. Determine:
a) a velocidade escalar inicial do movimento;
b) a aceleração escalar;
c) a velocidade escalar no instante t = 1 h;
d) em que instante o móvel muda de sentido.

Um comentário: